Degustei quatro vinhos com o Sommelier Cesar Viapiana. Confira as nossas impressões.
Viapiana Sauvignon Blanc Safra 2008. É um lote limitado. Elaborado com 100% Sauvignon Blanc e 3 meses de envelhecimento em carvalho americano. Apresenta aromas de frutas cítricas, guavirova, notas de carvalho e um leve vegetal que remete a uma sensação de frescor. Na boca é floreal, boa acidez e persistência. Pronto para beber.
Corte V Rose. Elaborado com 70% Marselan e 30% Cabernet Sauvignon. Apresenta coloração vermelho cereja claro, aromas de frutas exóticas e frutas vermelhas maduras. Na boca possui intensidade, boa acidez e equilíbrio. Beber agora. Dica de harmonização: Canapés de presunto parma e figos.
Via 1986 Safra 2005. Elaborado com 100% Cabernet Sauvignon e 6 meses de envelhecimento em carvalho francês. Intensa coloração vermelho rubi. Aromas de frutas negras, café, tostado e carvalho. Na boca, boa acidez com taninos intensos e secos que indicam estrutura para evolução. Este vinhos ainda não está disponível no mercado. Está afinando nas caves da vinícola.
Viapiana Espumante Brut Chardonnay. Elaborado pelo método charmat, apresenta coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, perlage persistente e delicada. Aromas frutados, lembrando de maçã verde e peras. No paladar tem frescor, aromas de leveduras e amêndoas, é leve e equilibrado. Pronto para ser apreciado.