quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Degustação de vinhos Villa Francioni no Restaurante Hashi

Nas terças-feiras à noite o Restaurante Hashi www.hashi.com.br promove uma degustação de vinhos. Ontem aconteceu a degustação do Chardonnay Villa Francioni Safra 2007, um vinho muito agradável, de coloração amarelo dourado com reflexos esverdeados. Aromas de tostado, característico do envelhecimento em barricas de carvalho. Na boca apresenta-se com boa cremosidade e persistência. Outro vinho degustado foi o Rose Villa Francioni Safra 2008, elaborado com oito variedades de uvas, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Syrah, Sangiovese, Pinot Noir e Petit Verdot. É um vinho muito particular, de coloração rosa clarete, de média intensidade. Aromas de frutas exóticas. No paladar surgem aromas de frutas vermelhas frescas, tem boa acidez e refrescância.
Para harmonizar com os vinhos a sugestão do Chef Carlos Kriestensen é o Waffer de laranja com gravilax de salmão no sal. Divino !

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Novidade: vinho argentino TIZAC

A importadora gaúcha VINHOS DO MUNDO traz ao Brasil com exclusividade os vinhos da vinícola argentina Cabernet de Los Andes S.A., localizada no Valle de Fiambalá, região de Catamarca, em uma área de 2.700 hectares, na encosta da Cordilheira dos Andes, a 1.508 metros acima do nível do mar. Os vinhedos são cultivados de forma orgânica e biodinâmica, atestados pela OIA, uma organização que supervisiona a cultura de práticas orgânicas. São tomados diversos cuidados para seguir os métodos tradicionais de poda e manejo assim como as cerimônias nativas que precedem à colheita. Um dos principais desafios para cultivar uvas nessa região desértica é conduzir água da irrigação através das dunas que possui 1.400 a 1.800 metros de altitude; aproveitar o intenso sol do meio-dia e ainda proteger as vinhas da geada associada com as noites frias. Os vinhos recebem a marca TIZAC, reconhecidos pela sua característica de intensidade de cores e sabores. Curiosidade: indígenas locais eram capazes de colher nessas terras, antes mesmo dos Incas chegarem nesta região. Os vinhedos Bonarda, que antigamente eram cultivados pela tradicional família Graffigna, 50 anos antes, encontraram um meio de sobreviver apesar de terem sido abandonados.

TIZAC RESERVA MALBEC

Variedade: 100% Malbec
Teor alcoólico: 13,8%
Teor de açúcar: 2.97g/l
O Malbec deste vale pré-cordilheiro exibe cores escuras e violáceas, devido as suas noites frias, típicas das altas montanhas, proveniente da Finca Las Retamas. Possui certificação orgânica pela OIA. No paladar os sabores de frutas maduras correspondem ao meio-dia ensolarado. A grande permanência dossabores na boca, confirmam a presença de taninos maduros e redondos.É um vinho de edição limitada a 6.000 garrafa.