Apreciadores de todo o Brasil e do mundo, mulatas, a bateria da Escola de Samba Vai-Vai, momentos emocionantes e os 16 vinhos mais representativos da safra 2012. A Avaliação Nacional de Vinhos, realizada neste sábado, dia 29, mostrou toda a exuberância e qualidade do que promete ser uma das melhores safras de todos os tempos. Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o evento, que desde 1993 serve como parâmetro para a evolução dos vinhos brasileiros, bateu todos os recordes. Foram 850 apreciadores de 20 estados brasileiros e oito países, que assistiram e degustaram na taça o resultado da análise de 387 amostras inscritas por 70 vinícolas de sete estados.
Confira o resultados dos vinhos mais representativos da safra 2012.
(Foram coletadas as palavras e expressões mais frequentes da descrição feita por 30 enólogos, às cegas (inclusive da variedade), durante a degustação de confirmação, de 12/09/2012)
Categoria: Vinho Base para Espumante
1. VINHO BASE ESPUMANTE (Chardonnay): aspecto límpido e brilhante; de pouca intensidade, amarelo-palha, com leve nuança esverdeada. Aroma limpo, franco, delicado, notas de flores brancas (grinalda), acácia, abacaxi, frutas cítricas, mel, banana, maçã verde e peras maduras. No paladar tem uma acidez marcante, equilibrado em álcool, corpo de média intensidade e bom volume. É persistente de sabor.
Domno do Brasil - amostra 191
2. VINHO BASE ESPUMANTE (Chardonnay/Pinot Noir): leve intensidade de cor, tonalidade amarelo-palha claro, esverdeado. No nariz apresenta uma intensidade média, é delicado, fino, com notas de frutas brancas, maçã, pera, pêssego, abacaxi, marmelo, frutas cítricas e leve floral. No sabor apresenta uma moderada acidez, boa cremosidade, é elegante e delicado, de boa intensidade e estrutura. Tem um bom volume e é persistente em boca.
Vinícola Miolo - amostra 97
3. VINHO BASE ESPUMANTE (Chardonnay/Pinot Noir): coloração brilhante, amarelo-palha, sutil nuança salmão. Aroma de média intensidade, fino, delicado, com notas de frutas maduras, cítrico, traços de levedura, maçã, mel, pêssego e flor de laranjeira. Paladar fino, de acidez pronunciada e de bom frescor. Médio corpo e bom volume. É leve, um pouco ligeiro, com retrogosto agradável.
Vinícola Geisse - amostra 67
Categoria: Branco Fino Seco Não Aromático
4. CHARDONNAY: aspecto brilhante, amarelo claro/esverdeado. Aroma de intensidade média, delicado, fino, floral, com notas de frutas cítricas, carambola, lima, maçã verde, pêssego, marmelo, pera, maracujá e sutil nota vegetal. Sabor com acidez viva, equilibrada, marcante, de médio corpo e média estrutura. Possui um bom volume, certa doçura, é leve e refrescante. O retrogosto é delicado e prolongado.
Luiz Argenta Vinhos Finos - amostra 259
5. CHARDONNAY: aspecto brilhante, amarelo-palha esverdeado. Aroma de média intensidade, elegante, fino, notas de banana, sutil frutas tropicais (goiaba, mamão, maracujá, melão e abacaxi). Também apresenta notas de cítrico, flores brancas, maçã e pera. Ainda, aroma de amêndoas, leve amanteigado e mel. Paladar com acidez equilibrada, justa, um médio corpo, macio, de bom volume e bom retrogosto. Possui um sutil amargor no final de boca e uma excelente persistência.
Vinícola Góes & Venturini - amostra 383
6. CHARDONNAY: coloração límpida, brilhante, amarelo (variações entre dourado leve a palha/esverdeado). Aroma intenso, elegante, fino, com notas de abacaxi, frutas de polpa branca, pêssego, banana, maracujá, melão, papaia e pera. Notas de cítrico e sutil baunilha. Paladar intenso, potente, agradável, equilibrado, elegante e de bom volume. A acidez é equilibrada, relativamente baixa. O sabor é nítido e bastante frutado, de boa untuosidade, bom corpo e volume, muito persistente.
Cooperativa Vinícola Nova Aliança - amostra 232
7. CHARDONNAY: coloração de média intensidade, límpido, brilhante, amarelo esverdeado. Aroma de boa intensidade, elegante, fino, com predomínio de notas de abacaxi, frutas maduras, sutil frutas tropicais, notas de amanteigado, toques de arruda e manjericão. Carvalho presente/marcante, com notas de baunilha, caramelo, amêndoas e intenso tostado. Paladar intenso, com ataque doce, equilibrado em acidez e no conjunto; é potente, encorpado, agradável, com um tom adequado do carvalho e boa persistência.
Basso Vinhos e Espumantes - amostra 218
Categoria: Branco Fino Seco Aromático
8. MOSCATO BIANCO R2: coloração límpida, brilhante, amarelo claro/pálido, com reflexos esverdeados. Aroma delicado, elegante, de média intensidade. Notas de ervas aromáticas (ex.: cidreira), flores de laranjeira, levemente herbáceo. Notas de mel, papaia, lichia, batata-doce e uvas moscatéis. Paladar fino, nítido, bem equilibrado, macio, agradável, de bom frescor e sutil doçura. A acidez é equilibrada, bom volume de boca, agradável e de ligeira persistência.
Vinícola Perini - amostra 358
Categoria: Tinto Fino Seco Jovem
9. GAMAY: coloração límpida, de média intensidade, tonalidade vermelho rubi. Aroma de média intensidade, vinoso, com notas de cereja, framboesa, amoras, frutas vermelhas, groselha e intenso morango. Paladar harmônico, com sutil doçura, agradável, leve, de médio corpo, redondo, equilibrado em acidez, jovial, de média persistência.
Vinícola Salton - amostra 319
Categoria: Tinto Fino Seco
10. TEROLDEGO: coloração brilhante, intensa, rubi intenso, com toques violáceos. Aroma nítido, fino, de média intensidade, com destacadas notas de frutas vermelhas - como a framboesa, amoras e ameixas - cassis, compota, geleia, cravo-da-índia, pimenta preta e mel. Paladar com um toque doce e equilibrado, de bom corpo e volume, média acidez, potente em álcool, taninos maduros e macios. Possui média persistência de sabor e retrogosto agradável.
Don Guerino - amostra 86
11. MERLOT: coloração de média/alta intensidade, tonalidade vermelho rubi/escuro. Aroma de boa intensidade, com notas de ameixa preta, carvalho, especiarias, chocolate, baunilha, destacadas notas de café, coco, pimenta preta, tostado e passas. Paladar com ataque sutilmente adocicado, de bom volume, acidez equilibrada, taninos de qualidade e marcantes, médio corpo, macio, de sabor intenso e de longa persistência.
Vinícola Almaúnica - amostra 200
12. CABERNET SAUVIGNON: coloração rubi intenso, vivo, com reflexos violáceos. Aroma de boa intensidade, com sutis notas de amora, eucalipto/mentol, cassis, pimenta preta, chocolate, cravo-da-índia, tostado, café e sutil vegetal. O paladar tem uma acidez pronunciada, marcante, é agradável e de média estrutura. Os taninos são firmes, marcantes, revelando um bom potencial de envelhecimento. O gosto é agradável, com retrogosto persistente.
Guatambu Estância do Vinho - amostra 255
13. CABERNET SAUVIGNON: coloração intensa, profunda, vermelho rubi intenso, com reflexos violáceos. Aroma de média intensidade, com notas de frutas vermelhas (framboesa e ameixa) e frutas negras. Também com notas de cassis, pimenta-preta, compota e, da madeira: especiarias, canela, baunilha e pão torrado. Possui um leve toque vegetal. No paladar tem um toque doce, com acidez equilibrada, bom corpo e estrutura. É potente, com leve adstringência, com bom potencial de envelhecimento e boa persistência.
Cooperativa Vinícola Aurora - amostra 172
14. MARSELAN: coloração bastante intensa, tonalidade vermelho-violáceo. Aroma intenso, complexo, com notas de frutas vermelhas (amoras, ameixas e framboesa), cassis, frutas escuras e especiarias - coco, chocolate/cacau, baunilha, cravo-da-índia, café e tostado. Paladar de bom ataque e equilíbrio; acidez marcante, corpo médio, sabor concentrado, de taninos maduros, de bom volume, boa estrutura, ainda com leve adstringência (revelando bom potencial de evolução), muito persistente de sabor.
Casa Valduga - amostra 152
15. TANNAT: excelente coloração, vermelho, com fortes traços violáceos. Aroma de boa intensidade, frutas vermelhas maduras, framboesa, ameixas, amoras pretas. Também, notas de compota, couro, eucalipto, menta, frutas passas, café e tostado, pimenta-do-reino. Paladar com ataque inicial doce, acidez moderada, bom corpo, média complexidade, boa estrutura. Sabor agradável, de boa persistência e com final de boca agradável.
Antonio Dias Vinhos Finos - amostra 225
16. TANNAT: coloração intensa, de tonalidade vermelho escuro, com tons violáceos intensos. Aroma de boa intensidade, com notas de cassis, geleia, compota, frutas vermelhas maduras, mirtilo e framboesa, amoras e ameixas passas. É complexo, com notas de baunilha, chocolate, pimenta-preta, madeira, tostado, menta e couro. O paladar é denso, com um ataque doce; é potente em álcool, de bom volume, aveludado, com taninos maduros, que atribuem um bom corpo e grande estrutura, e bom potencial de envelhecimento. O final de boca é longo e agradável.
Vinícola Almadén - amostra 401
Elaboração: Mauro Celso Zanus, Magda Beatris Gatto Salvador, Odinéli Louzada dos Santos Corrêa
Fonte: www.enologia.org.br