sexta-feira, 30 de maio de 2008

O Elixir do Amor para o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados se aproxima e o clima frio do inverno insinua um ambiente próprio para degustar bons vinhos tintos.

Os nomes dos vinhos da vinícola italiana I Giusti & Zanza são inspirados no “O Elixir do Amor”, uma ópera do italiano Gaetano Donizetti, estreada no Teatro della Canobbiana de Milão, em maio de 1832.

A ópera se passa numa pequena aldeia italiana do século XIX, em dois atos.

Ato I

Nemorino, está apaixonado por Adina, mas tem a certeza que ela ama Belcore. Dulcamara convence-o a comprar uma poção mágica do amor, mas vende-lhe apenas vinho.

Ato II

Adina concorda casar-se com Belcore, para provocar Nemorino que a ignora. Nemorino, ingressa na vida militar, para ganhar mais dinheiro, para comprar mais poção mágica. Nemorino não sabe que herdou uma grande fortuna, mas toda a aldeia sabe. A raparigas da aldeia perseguem-no, convencendo-o da viabilidade da poção mágica. Adina, desfaz o acordo, com Belcore, e confessa-lhe o seu amor a Nemorino. (fonte Wikipedia)

Vinho: Dulcamara 2004

Denominação: I.G.T. Toscano Tinto.
Castas: Cabernet Sauvignon 70% e Merlot 30%
Envelhecimento: envelhecido em barricas de carvalho francês de 300 litros por cerca de 18 meses, e em seguida por 6 meses na garrafa, antes de sua liberação para o mercado.
Notas de Degustação: Cor de um profundo e intenso púrpura. Perfumes clássicos de Carbernet Sauvignon com cerejas e fruta passa. Vinho generoso de grande riqueza tânica, cuja fruta é suave e delicada. Promete um maravilhoso desenvolvimento para uma grande longevidade.
Pontuações: Guia AIS 2008 Dulcamara 2004 4 grappoli
Wine Spectator Dulcamara 2004 92 pontos


Vinho: Belcore 2005

Denominação: I.G.T. Toscano Tinto
Castas:Sangiovese 80% e Merlot 20%
Vinificação: As uvas são vinificadas da maneira tradicional e mantidas em barris por 18 a 21 dias, segundo a variedade e a maceração das uvas.
Envelhecimento: é envelhecido por 8 meses em barricas de carvalho francês, e depois por mais 6 meses na garrafa, antes de sua introdução no mercado.
Notas de Degustação: De cor púrpura intenso com traços de violeta. O paladar apresenta sedutoras notas de violeta e amora madura, seguido de um final longo e substancial.
Pontuações: Guia AIS 2008: Belcore 2005 4 grappoli
Wine Spectator Belcore 2005 85 pontos




Vinho: Nemorino Tinto 2006

Denominação: I.G.T. Toscano Tinto
Castas:Sangiovese 50%, Merlot 30% e Cabernet Sauvignon 20%.
Envelhecimento: Envelhecido parte em inox por seis meses, e depois na garrafa.
Notas de Degustação: De cor púrpura tendendo ao violeta. Nariz: Violeta de Sangiovese, cereja de Merlot, e passa de Cabernet. Corpo de médio a encorpado, e luxuriante.
Pontuações: Wine Spectator Nemorino tinto 2006 86 pontos


Os rótulos dos vinhos foram desenhados pelo grande designer italiano Ettore Sottsass e pelo jovem artista Mattia Di Rosa.




Nenhum comentário: