domingo, 7 de setembro de 2008

Vamos a Montanha 2008


Foi um prazer participar pela primeira vez do IX Encontro do Fórum Enológico da Academia do Vinho “Vamos a Montanha de ...Tiradentes 2008 – O Encontro da Independência.

O jantar de boas-vindas foi no Restaurante Tragaluz. Os pratos foram elaborados pela Chef Zenilca de Navarro e a harmonização foi conduzida por Romain Rolland Golgher.


Da Casa, com tomate e ervas ao forno, Quiabinho de Minas a moda da Ana, Berinjela ao azeite, Carpaccio de Abóbora ao Balsâmico, Pasta de Pimenta e Pasta de Azeitona Preta com Aliche servido com pão. Harmonização: Prosecco Terre Magre Extra Dry – Piera Martellozzo – VSAQ Vêneto-Itália.


Creme de alho poro, batata baroa e shitake. Harmonização: Finca El Origem Reserva Viognier 2007 – Mendoza – Argentina.


Sobremesa de doce de leite quente com nozes e sorvete de quijo minas. Harmonização: Espumante Terranova Moscatel – Miolo Wine Group – Vale do São Francisco – Brasil.


Na aconchegante Pousada Pequena Tiradentes aconteceram as degustações orientadas. Na palestra do enólogo e pesquisador Mauro Zanus sobre a interação vinho-madeira o vinho que mais expressou essa proposta tem passagem de 12 meses em carvalho francês: Ventisquero Grey Syrah 2005 – Vale de Maipo – Chile.

No Restaurante Theatro da Villa o Chef Carlos Eduardo de Castro apresentou um delicioso menu, harmonizado por Luiz Otávio Peçanha.
Mix de castanhas Caju e Pará, salteadas em azeite extra-virgem,curry indiano e alecrim fresco.
VINHO 1: Millésimé 2005. Miolo Wine Group. Vale dos Vinhedos. Rio Grande do Sul. Brasil.
VINHO 2: Cava Lavit Brut Rosado. NV. Segura Viudas. Catalunya.
Espanha.

O PRATO: Terrine de galinha d'angola servida com tempurá de quiabos recheados de pasta de azeitonas pretas ao molho pardo numa releitura do chefe.
VINHO 1: Ona Premium. Pinot Noir. 2006. Anakena. Casablanca. Chile.
VINHO 2: Veranda Reserva Pinot Noir. 2006. Viña Veranda. Casablanca. Chile.

O PRATO: Medalhão de filet mignon ao poivre, flambado no brandy de Jerez, servido com batata assada e gratinada ao forno, recheada de palmito pupunha e requeijão cremoso, tomilho fresco e queijo Minas artesanal Serra do Salitre, acompanhado de alho roxo confitado em especiarias.
VINHO 1: Ona Premium. Cabernet Sauvignon-Merlot-Carmenere. 2005. Anakena. Rapel. Chile.
VINHO 2: Carinae Reserva Syrah 2005. Carinae Bodega Boutique. Cruz de Piedra. Maipú. Argentina.


O PRATO: Ravioli ao forno recheado de goiabada cascão e queijo Minas artesanal servido sobre coulis quente de goiaba e mix de castanhas.
VINHO 1: Porto Messias Tawny 10 anos. Porto. Portugal.
VINHO 2: Madeira Justino’s 10 anos. Madeira. Portugal.


Foi uma experiência maravilhosa degustar vinhos e espumantes, trocando opiniões na companhia de pessoas que buscam e compartilham a cultura do vinho. Saúde e Felicidade a todos !

Nenhum comentário: