quarta-feira, 17 de junho de 2009

Avondale - Vinhos Biodinâmicos da África do Sul

Já tive o prazer de degustar todos os vinhos da vinícola sul-africana Avondale. Conhecida por produzir vinhos orgânicos e biodinâmicos. Uma das curiosas e interessantes formas de manejo nos vinhedos é a forma como eles combatem os caracóis que invadem o solo. Simplesmente soltam patos pelos vinhedos que são predadores naturais dos caracóis.

Além da emblemática Pinotage, são cultivadas outras variedades nos 180 hectares nas montanhas de Klein Drakemberg, Paarl, como Chardonnay, Sauvignon Blanc, Chenin Blanc, Syrah, Merlot e Cabernet Sauvignon.
Dos vinhos que degustei o branco e o tinto que mais me impressionaram foram






Sauvignon Blanc Reserva 2007 Extremamente equilibrado entre acidez e açúcar, com aromas intensos de frutas tropicais. Fresco e persistente no paladar. Pronto para beber.




Syrah Les Pleurs 2001 Este vinho elegi para a minha lista dos “top 10”.
100% Syrah, elaborado com a melhor parcela de vinhedos da propriedade. Apresenta intensa coloração vermelho violáceo. Aromas de frutas vermelhas maduras integrados com as notas do envelhecimento em barricas de carvalho francês, como especiarias, chocolate, baunilha, café. Na boca é aveludado, macio e com bom volume. Abrir a garrafa 1 hora antes de servir.

Visita do Diretor de Exportação da Avondale, Krige Visser e o preciso Les Pleurs Syrah 2001.

Nenhum comentário: