domingo, 24 de julho de 2011

Novidade do Alicante para o Brasil: os vinhos da Bodegas Francisco Goméz

Francisco Goméz esteve no Brasil para lançar seus vinhos produzidos na Espanha, na região
do Alicante. A propriedade localizada em Villena, a 700m de altitude, possui 3.500 hectares, sendo 1.000 dedicados ao cultivo de vinhedos e oliveiras. Grande parte dos olivares são milenares e boa parte dos vinhedos são da época pré-filoxera.
Francisco Goméz é um empresário da construção civil que realizou um sonho quando comprou a propriedade no ano 2000.
“Mi sueño, un sueño de cuando niño hecho realidad y al que hoy me entrego como mi gran pasión, lo que hace que haya algo de mi dentro de cada botella”. Fdo. Fco. Gomez

A principal varidade é a Monastrell, também conhecida como Mataró na região da Catalunha e Mourvèdre na França. É uma variedade que produz vinhos com taninos generosos, de cor escura e elevado poder de álcool.
Tive o prazer de degustar toda a linha de vinhos, dos quais destaco:

Sauvignon Blanc Fruto Noble safra 2010 pela intensidade de aroma, sabor e leveza.
Fruto Noble Crianza 2006, um corte de Monastrell, Cabernet Franc e Syrah, de vinhedos de mais de noventa anos. Um vinho de intenso aroma de especiarias, com taninos finos e persistentes.
Boca Negra 2006, elaborado com 100% Monastrell, é frutado,com notas de especiarias como noz-moscada e canela. Na boca é encorpado, com taninos macios e grande persistência no final. Um vinho harmônico.
Serrata 2006 é o top de linha, elaborado com Monastrell, Merlot, Petit Verdot e Cabernet Sauvignon. Rico em aromas que lembram frutas, notas tostadas, minerais e especiarias. No
paladar é volumoso, de grande estrutura e untuosidade. Muito rico e persistente.
Boca Negra Dulce elaborado com 100% Monastrell. Possui coloração vermelho cereja intenso, aromas de frutas passas. Na boca é denso, lembrando tâmaras, canela e mel. Estagia 12 meses
em barricas de carvalho francês. Encantador!!

A diretora de exportações Ingrid Ortuño nos apresentou a coleção luxo. São vinhos e azeites especiais. Para combinar com os vinhos, as garrafas são de cristal, decoradas com cristais Swarovski. Um dos vinhos brancos possui ouro comestível no seu interior. Luxuoso!
Francisco também é dono do clube de futebol Cartagena, onde joga o brasileiro Kléber (ex-Cruzeiro).

Desejo muito sucesso à vinícola e tenho certeza de que os vinhos vão encantar o paladar dos brasileiros.

Nenhum comentário: