segunda-feira, 5 de março de 2012

Wente Vineyards eleita a vinícola do ano nos EUA pela Wine Enthusiast

Recentemente a Wente Vineyards foi eleita nos Estado Unidos pela revista Wine Enthusiast a “vinícola do ano”. Quem nos trouxe a notícia foi a Sommelière da Wente, Claudia O. Ries que veio ao Brasil a convite da importadora Vinhos do Mundo. Hoje pela manhã Claudia guiou uma degustação dos quatro vinhos mais representativos da vinícola.
Destaque para os vinhos elaborados com a variedade Chardonnay. O clone de Chardonnay dos vinhedos da Wente é originário de Montpellier (França) e foi sendo melhorado desde a segunda geração da família por Ernest Wente. Hoje Karl Wente, quinta geração da família, é o enólogo que busca a expressão máxima do terroir em seus vinhos.

Chardonnay Wente Morning Fog safra 2008 é o preferido dos paladares que apreciam velho mundo. Frutado, com notas de maçã, frutas cítricas, baunilha e carvalho. Muito fino e elegante. Na boca tem boa acidez, é refrescante e agradável. Um vinho que convida a beber.
Elaborado com uvas de vinhedos localizados em Livermore Valley, permanece sete meses 50
% em barricas de carvalho francês e 50% em aço inoxidável no processo Sur Lie.

Chardonnay Wente Riva Ranch 2008 é amadeirado sem perder a elegância. Envelhece dez meses em quatro tipos de carvalho: francês, americano, do Leste da Europa e carvalho neutro. O resultado é um vinho cremoso, com intensas notas de manteiga e tostados. Excele
nte para acompanhar peixes gordurosos.
Os Estados Unidos é o quarto protudor de vinhos no mundo, sendo que 90% da produção está concentrada na Califórnia.

Nenhum comentário: