Iniciamos esta semana com uma degustação de raridades. Três vinhos do velho e do novo mundo muito diferentes da tipicidade de cada país.
Começamos com um espumante sul-africano Avondale Brut. Elaborado com as variedades Chardonnay, Semillon, Chenin Blanc e Pinot Noir. 3% do Chardonnay fermenta em barricas de carvalho francês, após é feito o blend, permanecendo 36 meses em tanques sobre as borras. Depois é engarrafado ficando mais 12 meses em autólise até o degorgement. São quatro anos de elaboração. O resultado é maravilhoso. A perlage fina e a coroa persistente são sinais de um grande espumante. Aroma intenso de pão torrado, maçã e pomelo. Na boca é seco, equilibrado com a cremosidade.
Depois fomos para o vinho branco alemão. Chardonnay Spätlese Trocken Barrica Anselmann 2008. Um vinho para quem gosta de encontrar raridades. Este vinho fermenta em barricas de carvalho francês por um ano. Devido a essa passagem em barricas, a coloração é amarelo dourado vivo e brilhante. A grande riqueza está entre aromas e sabores. No nariz é muito intenso, com aromas de mel, damasco, pêssego em calda, baunilha e notas tostadas. Na boca é seco, com acidez equilibrada, rico e muito persistente.
Finalizamos nossa degustação na Vinhos do Mundo com o vinho argentino elaborado pela Bodega Renacer em parceria com a vinícola italiana Allegrini. Enamore Renacer 2009. Este vinho tem o processo de elaboração parecido com o vinho italiano Amarone. Esta safra é elaborada com as variedades Malbec, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Bonarda. As uvas são colhidas e colocadas em soleiras para passificarem. Este processo demora em torno de um mês. Após os vinhos são vinificados separadamente. Depois de ter feito o blend permanece em barricas de carvalho francês por 12 meses. O resultado é um vinho aveludado no paladar. A coloração é vermelho vermelho rubi intenso. Os aromas lembram frutas maduras, figo, amora, licor de cassis e notas de café. No paladar é encorpado, de grande estrutura e elegância. Os taninos são amáveis. Frutado, lembra fruta em compota e torrados. Muito persistente no final.
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário