quinta-feira, 26 de junho de 2008

Carnes saborosas harmonizam com bons vinhos tintos

Combinar carnes com vinhos tintos não é uma tarefa difícil. Fica mais fácil quando temos boas carnes e bons vinhos ! No dia 19 de junho, a Cantu Importadora em parceria com o Restaurante Meat Shop realizou uma degustação de vinhos com a Confraria Feminina de Florianópolis. Os vinhos foram harmonizados com uma mini parrilla, elaborada com carnes nobres da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul.

Vinhos degustados:

VENTISQUERO RESERVA CARMÉNÈRE
Variedade
: 100% Carménère.
Vinhedos: Vale de Maipo (85%) e Vale de Colchagua (15%).
Vindima: Colheita realizada em fins de abril e início de maio. Os cachos são colhidos manualmente, para logo ser transportados e selecionados.
Vinificação: Maceração pré-fermentativa a baixas temperaturas, seguida de fermentação do mosto em tanques de aço inoxidável.
Graduação Alcoólica: 14,00% Vol.
Solo: Franco. Profundidade de 1,0 m.
Guarda: 70% repousa em barricas de carvalho americano por 10 meses, permanecendo mais 6 meses engarrafado.
Tempo para consumo: 1 a 3 anos.
Nota de degustação: Vermelho violáceo. Ressalta frutas pretas e vermelhas maduras, notas de especiarias, algo de herbáceo e toques de tabaco e carvalho.


CRIOS DE SUSANA BALBO MALBEC
Variedade
: 100% Malbec
Vinhedos: Agrelo (Luján de Cuyo), La Consulta (San Carlos), Los Arboles (Tupungato).
Vindima: Colheita Manual.
Vinificação: Fermentação: temperatura máxima de 28º - 31ºC, com maceração de 27 a 35 dias.
Graduação Alcoólica: 13,50% vol.
Idade dos vinhedos: 15 anos.
Elevação dos vinhedos: 1.125m (3.350 pés) acima do nível do mar.
Mudas: Sem enxertia.
Guarda: Repousa por 9 meses em barricas 50& carvalho francês de um ano e 50% carvalho americano de um ano.
Nota de degustação: Apresenta aromas frutados combinados com madeira, pimenta e baunilha. Na boca, acidez equilibrada, taninos macios e persistentes.


NEMORINO TINTO
Denominação
: I.G.T. Toscano Tinto.
Castas: Syrah 60%, Sangiovese 30% e Merlot 10%.
Envelhecimento: Envelhecido por cinco meses em barricas de carvalho francês e depois na garrafa.
Notas de Degustação: De cor púrpura tendendo ao violeta. Aromas de violetas, cerejas e fruta passa. Corpo de médio a encorpado.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Frio combina com vinho

Para aquecer as noites frias do inverno nada mais charmoso que um bom vinho tinto. No dia 11 de junho a temperatura chegava a -3,5ºC, no município de Palmas, Sudoeste do Paraná, enquanto que no simpático restaurante Bella Itália os vinhos aqueciam a todos. Realizamos uma degustação orientada com quatro vinhos tintos: Mosteiro de Cister (Douro – Portugal), Ventisquero Colección Syrah (Valle de Colchagua – Chile), Ventisquero Queulat Pinot Noir (Valle de Casablanca - Chile), Único Luis Miguel Cabernet Sauvignon (Valle de Maipo - Chile).

Tive o prazer de realizar a primeira degustação de vinhos orientada do município de Ampere. Participaram cerca de 30 clientes do Supermercado Geittenes. Entre os vinhos degustados, o preferido foi o Ventisquero Reserva Carménère.

Em Coronel Vivida, na degustação no Restaurante Pizzatto, o vinho que mais agradou foi o Ventisquero Colección Syrah, um vinho de corpo médio e excelente equilíbrio entre os aromas frutados e o carvalho.

Na belíssima residência do casal Reneu e Jassi Conferai, no município de Coronel Vivida-PR, realizamos uma degustação com Crios Rose of Malbec (Mendoza – Argentina), Grey Merlot (Maipo – Chile), Vertice (Apalta – Chile) e Porto Reserva Tawny (Portugal). Registro os agradecimentos a Família Conferai pela recepção e a representante da Cantu, Vera Enrichs pelo evento.

Os amigos do casal Melania e Nilton Detoni se reuniram para uma degustação de vinhos Ventisquero em Pato Branco. A mesa de aromas naturais enriqueceu a degustação e colaborou para a compreensão dos aromas do vinho.


domingo, 8 de junho de 2008

Restaurante Rincão


Em um jantar enogastronômico realizado no Restaurante Rincão em parceria com a Cantu Importadora foram apresentados seis grandes vinhos. O primeiro prato Gaspacho com Camarão foi harmonizado com o Ventisquero Reserva Sauvignon Blanc e o Rose Château de Pourcieux. Com o segundo prato Coelho com Polenta Cremosa foram degustados três vinhos tintos encorpados. Quinta de Ventozelo Touriga Franca, elaborado com uvas dos vinhedos localizados no coração da região demarcada do Douro; Perbruno Syrah, um supertoscano da vinícola I Giusti & Zanza e, Vertice, um corte de Carménère e Syrah, dos vinhedos de Apalta da vinícola chilena Ventisquero.

Entre os pratos o destaque foi a sobremesa Pudim Abade de Priscos uma receita do português Paulo Paiva, elaborada com açúcar, ovos, vinho do Porto, bacon, limão e canela e, servida com Vinho do Porto Quinta de Ventozelo Tawny Reserva. A untuosidade do pudim e a alcoolicidade do vinho do Porto combinaram perfeitamente.


Degustação de Vinhos em Niterói

A Confeitaria Beira Mar, em parceria com a Cantu Importadora, reuniu clientes e apreciadores de vinhos para uma descontraída degustação.

Foram degustados cinco vinhos de diferentes países.

Rose Château de Pourcieux – A.O.C Côtes de Provence
É um vinho para apreciador, bem equilibrado, entre leveza e frescor. Apresenta aromas finos e frutados de pêssego branco, framboesa, e flor de acácia.

Nemorino Tinto – I.G.T Toscano Tinto
Apresenta coloração vermelho púrpura, aromas de violeta, frutas vermelhas e passa.

Quinta de Ventozelo Touriga Nacional – D.O.C. Douro
Aromas concentrados de frutas silvestres e ameixas. Os taninos aparecem elegantes, num vinho encorpado e vigoroso. Final de boca cheio e persistente.

Único Luis Miguel Gran Reserva – D.O Valle de Maipo
De paladar expressivo, com corpo balanceado, e cheio de rica concentração de frutas e taninos redondos bem distinguíveis.

H.Stagnari Tannat Viejo – Viñedos La Caballada
Destaca uma acidez firme capaz de dar-lhe frescura, apesar de seu importante conteúdo de álcool. No nariz, aparecem notas de especiarias e de chocolate, seguramente provenientes de sua passagem pela madeira. Campeão do Hemisfério Sul na categoria de vinhos Tannat.




Vinho Maximo Boschi Cabernet Sauvignon Safra 2000 - 12,80% Vol.

Vinícola Maximo Boschi – Serra Gaúcha – Farroupilha – RSEnvelhecido 12 meses em barricas de carvalho francês.
Engarrafado no dia 16 de novembro de 2002.
Degustado no dia 01 de junho de 2008, em Flores da Cunha-RS
Vinho de média intensidade de cor, vermelho rubi com reflexos telha. No olfato apresenta aromas de frutas secas, geléia de marmelo e algo de terra. Na boca, tem corpo médio, taninos evoluídos, secos e equilibrados, com aromas que lembram o carvalho. Bom final de boca.
Para aqueles que não acreditam em vinhos brasileiros envelhecidos convido a degustar este Maximo Boschi Cabernet Sauvignon 2000. Certamente sentirão a qualidade do vinho.
Obrigada Eliseu Dalprá, Empório del Puerto (Porto Alegre), pelo belíssimo presente.