domingo, 17 de abril de 2011

Harmonização com comida tailandesa

No jantar tailandês realizado na Vinhos do Mundo o grande destaque da harmonização foi o sul africano Syrah Reserva Avondale 2005 com o prato Neau Pad Pak Nammaun Hoy (cubos de filé, legumes, cogumelos, todos cozidos no molho de ostra), elaborado pelo Chef Marcio Sena.



A maciez dos taninos e o equilíbrio da fruta com os leves toques no envelhecimento em barrica de carvalho permitiram ao Avondale Syrah harmonizar perfeitamente com a textura macia e a riqueza de sabores do prato.





Outra dica é Pinot Noir Malma Finca La Papay com arroz Thai, atum e crocante de amêndoas.


A criatividade na combinação de ingredientes, a riqueza de aromas e sabores, o contraste, a textura e o coloridos dos pratos fazem da cozinha tailandesa uma das mais exóticas do oriente.




Dica de sobremesa: KLUAY TORD (bananas carameladas com açúcar mascavo, suco de limão e leite-de-coco). Caramelar as bananas com o açúcar mascavo e gelar. Quando for servir acrescentar o suco de limão e o leite de coco. Para decorar, um pedaço de canela em rama. Para harmonizar, um Late Harvest sul-africano, Muscat Blanc Avondale. Servir a 7ºC.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Visita Vinícola Geisse

Foi maravilhosa a visita realizada na Vinícola Geisse, localizada na região demarcada Vinhos de Montanha, em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha com a equipe de sommeliers e consultores da importadora Vinhos do Mundo. Fomos recepcionados por Carlos Abarzua, Ignacio e Rodrigo Geisse. Tivemos oportunidade de passear pelos tesouros da propriedade, os vinhedos. Há uma altitude de 800 meltros, em solo pobre, pedrogoso, com boa drenagem e excelente ventilação se desenvolvem as variedades Chardonnay e Pinot Noir. Inovadora e pioneira, a Vinícola Geisse implantou o sistema Termal Pest Control no tratamento de seus vinhedos. O TPC atua no controle térmico das pragas através de um equipamento que lança um jato de ar a 200 km/h, 150°C, ativando as defesas da planta. Na charmosa sala de degustação, em meio aos vinhedos, degustamos o Cave Geisse Brut, Cave Geisse Nature, Cave Geisse Rose Terroir e Amadeu Rose. Carlos Abarzua explicou que percebemos a qualidade do espumante quando sentimos o desprendimento uniforme das borbulhas na língua e a acidez e a cremosidade estão equilibradas sem agredir o paladar. No mês passado, a Apex realizou um jantar comemoratico na presença de Barack Obama e 80 empresários brasileiros e americanos. No brinde foi servido o espumante Cave Geisse Brut.