domingo, 17 de abril de 2011

Harmonização com comida tailandesa

No jantar tailandês realizado na Vinhos do Mundo o grande destaque da harmonização foi o sul africano Syrah Reserva Avondale 2005 com o prato Neau Pad Pak Nammaun Hoy (cubos de filé, legumes, cogumelos, todos cozidos no molho de ostra), elaborado pelo Chef Marcio Sena.



A maciez dos taninos e o equilíbrio da fruta com os leves toques no envelhecimento em barrica de carvalho permitiram ao Avondale Syrah harmonizar perfeitamente com a textura macia e a riqueza de sabores do prato.





Outra dica é Pinot Noir Malma Finca La Papay com arroz Thai, atum e crocante de amêndoas.


A criatividade na combinação de ingredientes, a riqueza de aromas e sabores, o contraste, a textura e o coloridos dos pratos fazem da cozinha tailandesa uma das mais exóticas do oriente.




Dica de sobremesa: KLUAY TORD (bananas carameladas com açúcar mascavo, suco de limão e leite-de-coco). Caramelar as bananas com o açúcar mascavo e gelar. Quando for servir acrescentar o suco de limão e o leite de coco. Para decorar, um pedaço de canela em rama. Para harmonizar, um Late Harvest sul-africano, Muscat Blanc Avondale. Servir a 7ºC.

Nenhum comentário: