terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O melhor vinho que degustei em 2009


O melhor vinho que degustei em 2009 foi um vinho português: o Xisto Roquete e Cazes, da região do Douro.
Tive o prazer de degustar as safras 2004 e 2005. O da safra 2005 é simplesmente um espetáculo !! de coloração rubi, com um aroma muito perfumado, elegante, complexo, com notas de frutas secas, especiarias, cedro. Na boca é encorpado, harmônico e persistente.

Elaborado com 60% Touriga Nacional, 25% Tinta Roriz, 15% Touriga Franca.

Desde 2002, a família CAZES(Jean-Michel CAZES) está associada com a família ROQUETTE da Quinta do Crasto no vale do DOURO em Portugal, para produzir neste excelente território um grande vinho chamado “XISTO – Roquette e Cazes”, batizado em homenagem ao solo que lhe dá origem.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Jantar Harmonizado - novos rótulos no Brasil

No último jantar do ano da importadora Vinhos do Mundo foram apresentados novos rótulos da importação para o Brasil. Primeiro um branco: Sauvignon Blanc Cool Cost da chilena Casa Silva. É o primeiro vinho proveniente das colinas da costa fria do Vale de Colchagua, mais precisamente na região de Fundo Paredones, a 8 Km do Oceano Pacífico. Os solos, de origem granítica com pedaços de quartzo, e o clima frio refletem em um vinho com uma vibrante mineralidade e frescor. É elaborado com colheita selecionada, fermentação a frio, sem maceração e armazenamento 100% em tanques de aço inoxidável. A coloração amarelo palha claro indica a juventude deste vinho, safra 2009. Os aromas frutados são nítidos, com notas de maracujá e goiaba. Na boca é um espetáculo. Fresco, equilibrado e de grande persistência. Para beber agora. Harmonizamos o Sauvignon Blanc Cool Cost com uma salada de Carpaccio de Pupunha. Outra sugestão de harmonização é com frutos do mar, especialmente ostras.

O segundo vinho foi o tinto: Malbec Rosedal Valle Las Acequias Safra 2003, da bodega argentina Luis Segundo Correas, harmonizado com risoto de carne de sol e castanha do Pará, um prato delicioso feito pelo Chef Luiz Felipe. Este Malbec da região de Mendoza é uma homenagem que o enólogo faz a sua mãe que cultivava um jardim com mais de 1.500 roseiras, por isso o nome Rosedal... Um vinho 100% Malbec, de aromas marcantes e intensos. Frutado, lembrando ameixa, amora, mirtilo e notas de baunilha, chocolate e café. Na boca tem bom ataque, é encorpado e macio. Para beber agora ou guardar por mais uns 3 anos.

Neste momento fizemos a experiência de voltarmos para um vinho branco. Viognier Gran Reserva Casa Silva safra 2007. Um vinho de boa estrutura devido ao envelhecimento de 8 meses em barricas de carvalho francês. Aromas florais, lembrando flor de laranjeira e aromas frutados, com notas de damasco e um leve tostado. Na boca possui equilíbrio entre o frutado e o frescor. Para beber agora. A harmonização ficou muito interessante: moqueca na moranga com lagostines.

Finalizando o jantar Moscatel Amadeu com mil folhas crocantes e sorvete de frutas vermelhas, perfeito !

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

NQN – 92 pts Wine Enthusiast

Uma das mais importantes revistas de vinhos nos Estados Unidos avaliou e concedeu uma alta pontuação para mais um vinho da Bodega NQN, localizada na Patagônia – Argentina.
Desta vez, com 92 pontos para o Colección Universo Patagônia NQN Malbec 2006, na seção Choice Editors.

"O terroir da Patagônia é um deserto com o fluxo vital da água de degelo dos Andes, das grandes variações de temperatura e da influência de ventos fortes, que resultam em vinhos de vinificação de alta qualidade na região. O ícone do vinho na Argentina é o Malbec, um vencedor em mercados de exportação em torno do mundo ¨.

A Bodega NQN tem o propósito de elaborar vinhos de alta qualidade de vinificação para um consumidor que exige um vinho de primeira classe. O Wine Enthusiast é um dos mais esperados do ano nos rankings do mundo do vinho, pois é baseado em uma prova cega envolvendo vinhos de todo o mundo.
Colección NQN Malbec é um dos vinhos NQN Premium e foi reconhecido com pontuações mais altas para os jornalistas internacionais e concedeu medalha de ouro na Argentina Wine Awards 2008, em Bruxelas CMB e outras competições nacionais e internacionais.