quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Jantar Harmonizado - novos rótulos no Brasil

No último jantar do ano da importadora Vinhos do Mundo foram apresentados novos rótulos da importação para o Brasil. Primeiro um branco: Sauvignon Blanc Cool Cost da chilena Casa Silva. É o primeiro vinho proveniente das colinas da costa fria do Vale de Colchagua, mais precisamente na região de Fundo Paredones, a 8 Km do Oceano Pacífico. Os solos, de origem granítica com pedaços de quartzo, e o clima frio refletem em um vinho com uma vibrante mineralidade e frescor. É elaborado com colheita selecionada, fermentação a frio, sem maceração e armazenamento 100% em tanques de aço inoxidável. A coloração amarelo palha claro indica a juventude deste vinho, safra 2009. Os aromas frutados são nítidos, com notas de maracujá e goiaba. Na boca é um espetáculo. Fresco, equilibrado e de grande persistência. Para beber agora. Harmonizamos o Sauvignon Blanc Cool Cost com uma salada de Carpaccio de Pupunha. Outra sugestão de harmonização é com frutos do mar, especialmente ostras.

O segundo vinho foi o tinto: Malbec Rosedal Valle Las Acequias Safra 2003, da bodega argentina Luis Segundo Correas, harmonizado com risoto de carne de sol e castanha do Pará, um prato delicioso feito pelo Chef Luiz Felipe. Este Malbec da região de Mendoza é uma homenagem que o enólogo faz a sua mãe que cultivava um jardim com mais de 1.500 roseiras, por isso o nome Rosedal... Um vinho 100% Malbec, de aromas marcantes e intensos. Frutado, lembrando ameixa, amora, mirtilo e notas de baunilha, chocolate e café. Na boca tem bom ataque, é encorpado e macio. Para beber agora ou guardar por mais uns 3 anos.

Neste momento fizemos a experiência de voltarmos para um vinho branco. Viognier Gran Reserva Casa Silva safra 2007. Um vinho de boa estrutura devido ao envelhecimento de 8 meses em barricas de carvalho francês. Aromas florais, lembrando flor de laranjeira e aromas frutados, com notas de damasco e um leve tostado. Na boca possui equilíbrio entre o frutado e o frescor. Para beber agora. A harmonização ficou muito interessante: moqueca na moranga com lagostines.

Finalizando o jantar Moscatel Amadeu com mil folhas crocantes e sorvete de frutas vermelhas, perfeito !

Nenhum comentário: