sexta-feira, 30 de maio de 2008

O Elixir do Amor para o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados se aproxima e o clima frio do inverno insinua um ambiente próprio para degustar bons vinhos tintos.

Os nomes dos vinhos da vinícola italiana I Giusti & Zanza são inspirados no “O Elixir do Amor”, uma ópera do italiano Gaetano Donizetti, estreada no Teatro della Canobbiana de Milão, em maio de 1832.

A ópera se passa numa pequena aldeia italiana do século XIX, em dois atos.

Ato I

Nemorino, está apaixonado por Adina, mas tem a certeza que ela ama Belcore. Dulcamara convence-o a comprar uma poção mágica do amor, mas vende-lhe apenas vinho.

Ato II

Adina concorda casar-se com Belcore, para provocar Nemorino que a ignora. Nemorino, ingressa na vida militar, para ganhar mais dinheiro, para comprar mais poção mágica. Nemorino não sabe que herdou uma grande fortuna, mas toda a aldeia sabe. A raparigas da aldeia perseguem-no, convencendo-o da viabilidade da poção mágica. Adina, desfaz o acordo, com Belcore, e confessa-lhe o seu amor a Nemorino. (fonte Wikipedia)

Vinho: Dulcamara 2004

Denominação: I.G.T. Toscano Tinto.
Castas: Cabernet Sauvignon 70% e Merlot 30%
Envelhecimento: envelhecido em barricas de carvalho francês de 300 litros por cerca de 18 meses, e em seguida por 6 meses na garrafa, antes de sua liberação para o mercado.
Notas de Degustação: Cor de um profundo e intenso púrpura. Perfumes clássicos de Carbernet Sauvignon com cerejas e fruta passa. Vinho generoso de grande riqueza tânica, cuja fruta é suave e delicada. Promete um maravilhoso desenvolvimento para uma grande longevidade.
Pontuações: Guia AIS 2008 Dulcamara 2004 4 grappoli
Wine Spectator Dulcamara 2004 92 pontos


Vinho: Belcore 2005

Denominação: I.G.T. Toscano Tinto
Castas:Sangiovese 80% e Merlot 20%
Vinificação: As uvas são vinificadas da maneira tradicional e mantidas em barris por 18 a 21 dias, segundo a variedade e a maceração das uvas.
Envelhecimento: é envelhecido por 8 meses em barricas de carvalho francês, e depois por mais 6 meses na garrafa, antes de sua introdução no mercado.
Notas de Degustação: De cor púrpura intenso com traços de violeta. O paladar apresenta sedutoras notas de violeta e amora madura, seguido de um final longo e substancial.
Pontuações: Guia AIS 2008: Belcore 2005 4 grappoli
Wine Spectator Belcore 2005 85 pontos




Vinho: Nemorino Tinto 2006

Denominação: I.G.T. Toscano Tinto
Castas:Sangiovese 50%, Merlot 30% e Cabernet Sauvignon 20%.
Envelhecimento: Envelhecido parte em inox por seis meses, e depois na garrafa.
Notas de Degustação: De cor púrpura tendendo ao violeta. Nariz: Violeta de Sangiovese, cereja de Merlot, e passa de Cabernet. Corpo de médio a encorpado, e luxuriante.
Pontuações: Wine Spectator Nemorino tinto 2006 86 pontos


Os rótulos dos vinhos foram desenhados pelo grande designer italiano Ettore Sottsass e pelo jovem artista Mattia Di Rosa.




quinta-feira, 29 de maio de 2008

Degustação de vinhos da América do Sul

A Cantu Importadora, em parceria com a Boccati Queijos & Vinhos realizou uma degustação especial com vinhos da América do Sul.

Ventisquero Reserva Carménère – Chile
Ventisquero Queulat Gran Reserva Pinot Noir – Chile
BenMarco Malbec – Argentina
Susana Balbo Cabernet Sauvignon – Argentina
H.Stagnari Tannat Viejo – Uruguai

Após a degustação foi servido o jantar preparado pela Chef Natália Pezzi.

Entrada
Salada caprese com folhas verdes

Prato principal
Risoto de funghi acompanhado de filé com crosta de amêndoa

Sobremesa
Fondue de chocolate com frutas variadas.



quarta-feira, 21 de maio de 2008

Crios: os vinhos da renomada enóloga argentina Susana Balbo


Mais uma vez os vinhos argentinos Crios de Susana Balbo foram os protagonistas da degustação para os clientes do Casa Fiesta, tradicional hipermercado de Curitiba.

Numa expressão frutada Susana Balbo elaborou CRIOS (hijos), com o mesmo cuidado e dedicação que é dado aos seus filhos. O rótulo tem o desenho de uma mão com duas mãozinhas dentro, simbolizando a proteção da mãe aos filhos.

Crios de Susana Balbo Torrontes, um vinho aromático, floreal e frutado, obteve 90 pontos no guia Wine Spectator.

Crios de Susana Balbo Malbec, apresenta aromas de frutas maduras e excelente equilíbrio na boca. 90 pontos no guia Wine & Spirits.

Crios de Susana Balbo Cabernet Sauvignon, vinho de coloração vermelho rubi intenso, aromas de fruta passa, com notas de eucalipto e menta. Na boca, redondeza de taninos e persistência. 90 pontos no Guia Wine Advocate.


Cumprimentos à Família Breda, proprietária do Casa Fiesta e ao representante da Cantu, Alexandre Simões.

Degustação com a Confraria Feminina do Vinho de Curitiba

No show room da Cantu Importadora, em Curitiba-PR, realizamos uma degustação com cinco vinhos, de diferentes países para a Confraria Feminina do Vinho de Curitiba. Da França, o vinho rose Château de Pourcieux, o melhor vinho rose na Expovinis Brasil 2007 e 2008. Do Chile, Ventisquero Queulat Pinot Noir, que encantou pela sua forte personalidade, apresentando persistência e aromas intensos de rosas e frutas vermelhas equilibradas com o tostado do carvalho francês. Da Itália, o vinho supertoscano Belcore, que teve seu rótulo desenhado pelo grande designer italiano Ettore Sottsass. O quarto vinho foi o DOC Douro Quinta de Ventozelo Touriga Nacional, a uva emblemática de Portugal. E Para finalizar a degustação o Tannat Viejo, da vinícola uruguaia H.Stagnari, um vinho intenso, macio e encantador.

Um agradecimento especial a todas as confreiras que participaram e que contribuem para a difusão da cultura do vinho no Brasil.

2ª Feira de Vinhos da Padaria Real de Sorocaba

...porque o melhor vinho do mundo é aquele do qual se gosta.


Essencial é o despertar dos sentidos, passagens secretas para o mundo interior e suas paisagens únicas. Revisitadas, são convites ao bem-viver, antes, consigo mesmo.

Então, volta-se mundo afora, atraente também aos aguçados olhares, olfatos e paladares.

Em cada refeição, um cerimonial de diversos gostos abre espaço à velha bebida, reeditada por novas safras de fiéis videiras. Cultivada como a um tesouro, harmoniza-se à mesa, fazendo-a, junto ao pão, ainda mais sagrada.

Apreciar, degustar, julgar essa bebida faz-se assim: querendo a si mesmo, ao outro e à vida, desejando que, a cada taça, um momento melhor suceda, sempre.

Texto do convite da 2ª Feira de Vinhos de Sorocaba.


Pra mim, na lista de referência em padarias no Brasil está a Padaria Real de Sorocaba, pela qualidade, diversidade e atendimento em suas lojas.

No último dia 16 de maio, a Padaria Real realizou a 2ª Feira de Vinhos, coordenada pelo proprietário Jose Vicente de Souza Junior, o Zezinho. As principais importadora estavam lá e o público compareceu em grande número. Na degustação e nas vendas, destaque para o vinho argentino Susana Balbo Malbec, o uruguaio Tannat Viejo, da vinícola H.Stagnari e os azeites espanhóis Pons.


Uma parte da renda arrecada com os convites foi doada para o Hospital do Câncer Infantil de Sorocaba. Parabéns aos proprietários da Padaria Real pela iniciativa e aos participantes que prestigiaram o evento.


Degustação de vinhos da Domínio del Plata na ABS-São Carlos

No dia 15 de maio, a Cantu Importadora e a ABS-São Carlos realizaram uma degustação com cinco vinhos da vinícola premium de Mendoza, Domínio del Plata. A degustação iniciou com o branco Crios de Susana Balbo Chardonnay, de excelente acidez e frescor, com aromas de abacaxi, carambola, maçã-verde e notas de caramelo, provenientes da passagem em carvalho. Nos vinhos tintos degustamos o Anúbis Reserva, um Malbec com aromas de frutas maduras como framboesa, groselha, cereja e suaves notas de baunilha. Os aromas persistem na boca que combinam com os doces taninos, tornando-se um vinho balanceado com grande corpo e agradável persistência. Crios de Susana Balbo Syrah / Bonarda, elaborado com 50% Syrah e 50% Bonarda, um vinho encorpado, com acidez equilibrada e taninos maduros.

BenMarco Malbec, vinho elaborado pelo enólogo e viticultor Pedro Marchevsky. “Ben” significa filho, na língua hebraica. O nome BenMarco é uma homenagem de Pedro ao seu pai. Esse vinho recebeu 91 pontos no guia Wine Advocate. A grande surpresa da noite foi o vinho Virtuoso, um licoroso elaborado com 100% Malbec e envelhecido 18 meses em carvalho francês.


Cumprimentos ao Presidente da ABS-São Carlos, Clóvis Magon, ao Diretor de Degustação da ABS-São Carlos, Mário Mucheroni, ao Prefeito de São Carlos e a Primeira Dama, Milton Lima Neto e Ana Lima e ao representante da Cantu, Vander Machado.

Harmonização de vinhos e canapés no Sabina Gourmet

No Restaurante Sabina, em Sorocaba-SP, harmonizamos vinhos chilenos e argentinos com canapés elaborados pela Chef Íris.

Crios de Susana Balbo Rose of Malbec com canapé de cream cheese e geléia de framboesa.

Ventisquero Reserva Sauvignon Blanc com canapé de salmão cru e creme azedo e, canapé de figo fresco e presunto parma.

Ventisquero Reserva Carménère com canapé de tomate cereja recheado com queijo brie e, bolinho de bacalhau.

Ventisquero Queulat Cabernet Sauvignon harmonizado com espetinho de mignon com geléia de pimenta.

Ventisquero Grey Syrah harmonizado com polenta e cabrito em forma de canapé.


Aproveito para registrar o agradecimento ao proprietário da Sabina Gourmet, Eduardo Martins, a apresentadora da TV COM, Ângela Fiorenzo e ao representante da Cantu em Sorocaba, Manoel Carlos Lourenço que prestigiaram o evento.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Expovinis Brasil 2008



Na Expovinis Brasil 2008 o stand da Cantu Importadora foi um dos mais concorridos.Destaque para o Rose Château de Pourcieux, pelo segundo ano consecutivo o melhor vinho rose no concurso Top Ten. Tive o prazer de degustar quatro vinhos dessa histórica vinícola francesa, com o produtor, Marquês Michel d’Espagnet. Primeiro, um branco leve, fresco e aromático; um tinto jovem, engarrafado do tanque diretamente para a Expovins; o premiado Rose Château de Pourcieux 2007, com aromas persistentes e ricos em frutas exóticas, morango, framboesa, cassis e notas floreais. E, o Rose Sainte Victoire, um Cuvée, com aromas intensos de rosas, framboesas, mirtilo e cerejas, revelando a personalidade do terroir Sainte Victoire.


A chilena Viña Ventisquero trouxe o lançamento Vertice, um corte elaborado com 55% Carménère e 45% Syrah, um vinho com excelente potencial de guarda, aromas de frutas vermelhas, com notas picantes e especiarias. Foi um prazer conhecer Horacio Fuentes, um dos enólogos da Ventisquero, é quem elabora o Queulat Pinot Noir um dos melhores vinhos da linha Gran Reserva Ventisquero.




Da Itália para o Brasil, os vinhos de Paulo Giusti. Destaque para o supertoscano Dulcamara 2004 elaborado com 70% Cabernet Sauvignon e 30% Merlot. Um vinho de 92 pontos no Wine Spectator.



Vasco Lencastre Campos trouxe para a Expovinis Brasil 2008 o Quinta de Ventozelo Vintage 2005, um Porto com aromas intensos de frutas madura, groselha e cassis. Na boca, taninos intensos e um final longo e poderoso.